RTRS certifica 290 mil toneladas de soja de produtores de Goiás

A Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) entregou o certificado de produção sustentável para os Grupos IV e Comigo, ambos compostos por produtores rurais do estado de Goiás. Ao todo, foram certificados 49 produtores e 72.667 hectares, o que totaliza 290.742 toneladas de soja. O certificado foi entregue no início de abril em uma solenidade em Rio Verde-GO.

O documento comprova que as propriedades atendem às demandas e tendências do mercado e da sociedade por um produto diferenciado, fazendo com que todo processo tenha o menor impacto socioambiental possível, assegurando melhores resultados financeiros ao produtor e possibilitando melhorias na gestão da propriedade e nas práticas agrícolas, minimizando riscos de incidentes, de multas e de autuações por parte dos órgãos ambientais e trabalhistas.

Para a produtora Valquíria Alonso Pereira, da Fazenda Monte Alegre Pindaíbas, do Grupo IV, a certificação tem sido de extrema importância. “Buscamos cuidar da natureza para a manutenção do nosso ecossistema e a equipe da Aliança da Terra, gestora do nosso grupo, nos proporciona um feedback extremamente eficiente sobre as ações que realizamos. Estamos muito felizes em fazer parte dessa iniciativa que oferece um caminho para uma produção mais responsável e vai ao encontro dos anseios do mercado”, garante.

Já o produtor Ricardo Vian, da Fazenda São Tomaz, do Grupo Comigo, diz que a certificação auxilia a gestão em diversas questões no quesito ambiental, social e econômico. “O programa de certificação nos ajudou muito na questão de profissionalização de funcionários, qualificação da fazenda, orientação no armazenamento e descarte de defensivos, entre outros vários benefícios. Estamos satisfeitos e esperamos manter essa parceria com a Aliança da Terra e a certificação RTRS”, observa.

O padrão RTRS é uma importante ferramenta para que o produtor tenha maior rentabilidade e expansão dos seus negócios e para que as exportações de soja de qualidade cresçam exponencialmente em um mercado internacional que é cada vez mais exigente sobre a qualidade dos produtos que adquire.

“Os produtores dos Grupos IV e Comigo assumiram o compromisso de produzir e preservar. E esse é o intuito da RTRS, fazer com que a cada ano mais fazendas sejam certificadas, além de engajar produtores a terem responsabilidade social e ambiental”, comenta o Consultor Externo da RTRS, Cid Sanches.

Sobre a RTRS

Fundada em 2006, a Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) é uma iniciativa internacional pioneira formada pelos principais representantes da cadeia de valor da soja, como produtores, indústria, comércio, finanças e a sociedade civil. Os atores dessas diferentes áreas se reúnem em torno de um objetivo comum, garantindo o diálogo e a tomada de decisão por consenso. A missão da entidade é promover o uso e o crescimento da produção sustentável de soja e, por meio do Padrão RTRS de Produção de Soja Responsável, aplicável mundialmente, garantir uma produção ambientalmente correta, socialmente adequada e economicamente viável. É hoje o sistema mais confiável e avançado do mercado de soja brasileiro para alcançar a sustentabilidade. Atualmente a RTRS conta com mais de 190 membros dos países do mundo inteiro. Os princípios e critérios da RTRS são considerados um padrão multipartes que garante o Desmatamento Zero na produção de soja responsável. www.responsiblesoy.org/pt.