Em meio a escândalos, Temer vai à festa do agronegócio

Em meio às denúncias de que teria comprado imóveis para a sua família com dinheiro de propina, o presidente Michel Temer participa na segunda-feira (30) em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, da abertura da Agrishow, Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação. Temer passa o domingo em São Paulo.

Neste sábado (28), o presidente esteve na ExpoZebu, Exposição de Gado Zebu em Uberaba, Minas Gerais, mas evitou o assunto. Temer preferiu ressaltar a importância do agronegócio para o crescimento da economia e destacou as ações do governo para aumentar o valor do Bolsa Família.

Michel Temer fez na sexta-feira (27) um pronunciamento no Salão Leste do Palácio do Planalto para rebater as denúncias de envolvimento em corrupção.Temer disse estar sofrendo um ataque moral e que em nenhum momento foram pedidos documentos que comprovariam a origem de seus recursos.

De acordo com reportagem do jornal Folha de São Paulo, uma das principais suspeitas da Polícia Federal nas investigações do Inquérito dos Portos, autorizado Pelo STF (Supremo Tribunal Federal), é de que o presidente Michel Temer tem há lavado dinheiro de propina na pagamento de reformas em casas de familiares e também ocultando bens em transações imobiliárias em nome de terceiros.

A mulher do presidente, Marcela Temer, o filho do casal são donos de alguns imóveis. Segundo a Polícia Federal, Michel Temer recebeu, em 2014, R$ 2 milhões em propina por meio do coronel João Baptista de Lima Filho. Neste ano, duas reformas foram feitas em propriedades de familiares do emedebista. Uma das obras foi feita na casa de Maristela Temer, filha do presidente. O pagamento das obras teria sido feito em dinheiro vivo por Maria Rita Fratezi, mulher do coronel Lima.

O advogado de Maristela Temer, Fernando Castelo Branco, disse nesta sexta-feira (27) que ela está disposta a prestar “todos os esclarecimentos à Polícia Federal. O depoimento será na semana que vem, no âmbito do inquérito que investiga o presidente e suas relações com o coronel Lima, que chegou a ser preso, em março, na Operação Skala.

O advogado Fernando Castelo Branco disse que Maristela vive uma situação angustiante. “Ela não se opõe a depor, de forma alguma, por isso nesse momento em que a autoridade policial manifestou interesse de ouvi-la é um alívio para ela.

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) divulgou nota na noite de sexta-feira (27) cobrando “serenidade” do presidente Michel Temer. Foi uma reação ao pronunciamento de Temer, horas antes, no qual ele acusou de estar sofrendo “perseguição criminosa disfarçada de investigação” e criticou vazamentos do processo.

(R7, com Agência Estado)

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile