Homem é baleado no pescoço em ataque a acampamento de apoiadores de Lula em Curitiba

Em nota, o PT informou que mais de 20 tiros foram efetuados no local. Presidente do partido fala em atentado

Homem foi baleado em ataque a acampamento pró-Lula em Curitiba. Foto: Divulgação/PT

Um homem foi baleado, nessa madrugada, durante um ataque ao acampamento montado por apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Curitiba, no Paraná. A vítima, identificada até o momento apenas como Jeferson, sofreu um tiro no pescoço e corre risco de morte. Gravemente ferido, o homem passa por atendimento no Hospital do Trabalhador em Curitiba. Em nota, a Secretaria da Segurança Pública do Paraná confirmou que os disparos partiram de uma pistola 9 mm. Em um banheiro químico, estilhaços também feriram uma mulher, sem gravidade.

Centenas de pessoas seguem acampadas na capital paranaense desde a prisão de Lula. O terreno vazio fica a menos de um quilômetro de distância da Superintendência da Polícia Federal.

Em nota, o PT informou que duas pessoas foram baleadas e que mais de 20 tiros foram efetuados contra os acampados no local. Pelo Twitter, a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, afirmou que o acampamento foi alvo de um “atentado”. “Acabo de receber uma notícia muito triste, o nosso acampamento foi atacado nesta madrugada a tiros. A situação de violência e intolerância no País está muito grave, nós não podemos aceitar isso”, disse Gleisi.

Já o presidente do PT no Paraná e integrante da coordenação da vigília, Dr. Rosinha, disse considerar o crime uma “crônica anunciada”. Os manifestantes mudaram o acampamento de local após decisão judicial em 17 de abril. “Nós desmanchamos o acampamento cumprindo ordem oficial. Fizemos a opção de ir para um terreno e seria garantida a segurança. Agora o que cobramos da Secretaria de Segurança Pública é investigação, que identifique o atirador”, enfatiza o dirigente.

Esse é o segundo atentado a tiros cometido contra apoiadores do ex-presidente Lula. O último ataque foi registrado durante a caravana Lula Pelo Sul. Em 27 de março, dois tiros foram disparados contra um ônibus de apoiadores de Lula quando a caravana seguia de Quedas do Iguaçu rumo a Laranjeiras do Sul, no Paraná.

Desde 7 de abril, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpre pena na Superintendência da PF. O petista foi condenado a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, na Lava Jato.

Confira a nota na íntegra

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná informa que na madrugada deste sábado (28), segundo as primeiras informações, um indivíduo a pé efetuou disparos de arma de fogo contra o acampamento de manifestantes simpatizantes ao ex-presidente Lula. Uma pessoa foi ferida e levada para o hospital. Um tiro acertou um banheiro químico e os estilhaços feriram, sem gravidade, uma mulher no ombro.
Peritos da Polícia Cientifica do Paraná, policiais militares e da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Civil, estiveram no local. Foram recolhidas cápsulas de pistola 9 mm. Foi aberto um inquérito para apurar o caso.
A Av. Mascarenhas de Morais, no bairro Santa Candida, foi fechada por manifestantes, mas já foi liberada.