Lula rechaça usar tornozeleira eletrônica, revela Paim

Senador é o único parlamentar do RS que, até o momento, visitou o ex-presidente na carceragem da PF

Foto: Waldemir Barreto / Agência Senado

Único gaúcho que visitou Luiz Inácio Lula da Silva na sede da Polícia Federal, em Curitiba, o senador Paulo Paim (PT-RS) revelou, nesta sexta-feira, que o ex-presidente rechaça qualquer hipótese de cumprir pena em regime aberto com uso de tornozeleira eletrônica. Desde 7 de abril, Lula cumpre pena de 12 anos e 1 mês de reclusão pela condenação no caso do triplex em Guarujá.

“Ele disse com muita clareza. Se é para ir para a própria residência dele, mas com uma tornozeleira, ele prefere ficar ali onde ele está. Lula reafirmou que vai brigar pela inocência dele e não vai colocar tornozeleira, nem que seja em prisão domiciliar”, relata Paim.

Paulo Paim e mais dez senadores visitaram Lula em 17 de abril. Na ocasião, os integrantes da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado consideraram adequadas as condições das instalações da carceragem da PF. Ele confirmou que a comitiva foi bem bem recebida pelo alto-comissariado da Polícia Federal.

Segundo o senador gaúcho, Lula está em uma cela especial, de 15 metros quadrados, com TV, cama, banho quente e uma janela com grades. A porta não fica gradeada, mas é vigiada 24 horas por dois agentes da PF. O local ainda conta com uma mesa e cadeira, descreveu o parlamentar.

Paulo Paim reafirmou que Lula segue mais preocupado com os rumos do Brasil do que com ele próprio. O petista também disse que o ex-presidente falou sobre os novos rumos que o PT deve tomar em relação à candidatura ao Planalto. “Ele até usou um termo: ‘não quero ver ninguém chorando aqui’. Eu quero ver vocês com altivez, defendendo a democracia”, completa.

Por fim, o senador petista informou que Lula usa o tempo para ler livros, escrever cartas e acompanhar os jogos do Corinthians.