Em Porto Alegre, ministro do TCU trata da concessão de rodovias federais no RS

Comitiva composta pelo Ministro e por representantes de entidades, prefeitos e vereadores, entre outras lideranças, fez visitas a trechos da BR 290 na região Metropolitana


O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, participou de uma reunião na Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira, em Porto Alegre, que tratou sobre o programa de concessão de rodovias federais do Rio Grande do Sul. Logo no início do encontro, Dantas afirmou que veio a Porto Alegre para ouvir as partes interessadas e que só se manifesta sobre o edital de concessão no relatório técnico.

“O governo federal não pode transferir algo do seu patrimônio – seja a operação de um serviço, seja a propriedade de um bem – sem ouvir o Tribunal de Contas da União para que o Tribunal avalie e para verificar se os termos estão de acordo como a lei determina”, explicou o ministro.

O encontro foi proposto pelo deputado estadual Gilmar Sossella (PDT). O parlamentar disse que já esteve várias vezes em no TCU, em Brasília, para tratar do edital de concessão. “Expusemos as nossas sugestões e entre elas estão as soluções para os alagamentos que atingem Eldorado em dias de fortes chuvas e para o trânsito caótico no entorno da Arena quando há jogos ou outros grandes eventos”, explicou Sossella, que ainda afirmou que o momento político e econômico não é favorável para promover uma concessão que valerá pelos próximos 30 anos, prorrogáveis por mais 30 anos.

No início da tarde, uma comitiva composta por representantes de entidades, prefeitos e vereadores, entre outras lideranças, fez visitas a um trecho da BR-290, em Eldorado do Sul, e ao entorno da Arena do Grêmio, em Porto Alegre.