“Mercadinhos” vencem preços de supermercados pela primeira vez em 7 anos

Pesquisa, divulgada hoje, considera como pequeno varejo, setor conhecido também como mercado de vizinhança, aquele que dispõe de até quatro caixas

Levantamento da empresa de pesquisa GfK mostra que 47% dos pequenos varejistas fazem venda fiada na loja. Segundo o estudo, a modalidade de venda ocorre em todo o país, mas é ainda mais presente na Região Nordeste, onde 70% dos lojistas admitem fazer esse tipo de prática. Além disso, a pesquisa também detectou que, pela primeira vez em sete anos, a cesta de produtos do levantamento está mais barata nos mercadinhos que em supermercados e hipermercados, de porte bem maior.

A pesquisa, divulgada hoje, considera como pequeno varejo, setor conhecido também como mercado de vizinhança, aquele que dispõe de até quatro caixas. No levantamento, foram ouvidos 400 comerciantes. A GfK executa pesquisas de mercado em mais de 100 países.

Além do destaque dado ao relacionamento de confiança com os clientes, o setor dos mercadinhos de vizinhança em 2018 está, segundo o levantamento, com preços mais competitivos em relação aos estabelecimentos maiores. Pela primeira, vez desde 2011, a cesta de produtos pesquisada pela GfK está custando R$ 239,21 nos pequenos varejistas, ante R$ 243,12 nos supermercados e hipermercados.

“A profissionalização dos pequenos varejistas e o forte investimento em novos serviços, como entrega em domicílio, novas tecnologias de scanner no caixa, estacionamento e oferta de eletroeletrônicos, têm feito a competitividade crescer cada vez mais entre o comércio de bairro e os hiper e supermercados”, salienta o diretor da GfK, Marco Aurélio Lima.

De acordo com os entrevistados, a perspectiva para o ano de 2018 é positiva: 64% disseram acreditar que o desempenho do setor vai ser melhor ou muito melhor do que foi em 2017. Outro aspecto positivo foi a intenção de contratar funcionários: 18% pretendem admitir, 10% demitir, 68% manter e 4% não sabem.