General Miotto assume o comando do CMS

Cerimônia de troca de comando ocorreu nesta terça-feira

A lua já aparecia quando a solenidade de troca de comando do Comando Militar do Sul (CMS) terminou, nesta quinta-feira, no 3º RCG. Natural de São Marcos, o general do exército Geraldo Antonio Miotto, que exercia o cargo de comandante militar da Amazônia, em Manaus, assumiu o lugar do general Edson Leal Pujol, que dá continuidade à carreira em Brasília.

Com o desafio de manter a união e o adestramento da tropa, Miotto salientou que o grupo está preparado para o emprego, caso seja necessário. Quanto ao novo desafio que assume, ponderou que é um trabalho diferente. “Aqui é o Exército que faz aqui a sua ação, o CMS que faz a defesa da Pátria. Darei continuidade ao trabalho feito por Pujol e todos os outros que o antecederam”, falou.

A formação anual de 17 mil recrutas também foi lembrada pelo general: “Formamos cidadãos com ética e outros valores tão necessários no dia de hoje, sempre com honestidade acima de tudo. Estamos aqui para formar cidadãos. Somos a maior escola que há no sul do País.”

Com um discurso carregado de agradecimentos e elogios à tropa, Pujol, que vai ser o novo chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia em Brasília, destacou o comprometimento e engajamento de cada integrante. Cerca de 1,5 mil militares das guarnições de Cachoeira do Sul, Bagé, São Gabriel, Nova Santa Rita, Porto Alegre, Santa Maria, São Leopoldo e Sapucaia do Sul estiveram no evento. A força foi mostrada também através das cerca de 15 viaturas blindadas, grupamento hipomóvel, cães, tropa de choque da Polícia do Exército, além dos grupos do Exército da região Sul.

CMS conta com efetivo de 50 mil militares

O CMS engloba organizações militares sediadas no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. A constituição do Comando abrange duas Divisões de Exército e duas Regiões Militares, totalizando um efetivo de 50 mil pessoas, equivalente a um quarto do efetivo do Exército Brasileiro. Na área, concentra 90% dos blindados, 100% da artilharia autopropulsada, 75% da artilharia, engenharia e cavalaria mecanizada das forças terrestres.