Fundador da Escola da Ajuris, Cristovam Daiello Moreira morre aos 88 anos

Daiello havia descoberto há poucos dias um tumor, em estágio avançado, no pulmão e estava internado no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre

Faleceu, nessa quarta-feira, o desembargador aposentado e fundador da Escola da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS), Cristovam Daiello Moreira, aos 88 anos. Em nota, a Associação e a Escola Superior da Magistratura (ESM) informam que estão de luto “pela perda de um grande nome da Magistratura gaúcha e nacional que honrou os seus quadros, sendo referência e incentivando a criação de muitas escolas de Magistratura no Brasil e na América Latina”.

Daiello havia descoberto há poucos dias um tumor, em estágio avançado, no pulmão e estava internado no hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre. O velório foi realizado na manhã desta quinta-feira, no Auditório da ESM (Rua Celeste Gobatto, 229). O corpo será cremado, às 14h, em cerimônia reservada à família.

Biografia

Cristovam Daiello Moreira nasceu em 10 de maio de 1929, em Caçapava do Sul (RS), filho do também desembargador Maurílio Alves Daiello e dona Jovita Guimarães.

Antes de se tornar juiz, foi funcionário do Tribunal de Justiça do RS (TJRS), tendo sido oficial administrativo de 1951 a 1954. Em 1955, ingressou como pretor, jurisdicionando na Comarca de Cachoeira do Sul. Aprovado no concurso para juiz de Direito em 1957, atuou nas Comarcas de Tupanciretã, São Francisco de Paula, Caxias do Sul e Porto Alegre.

Foi promovido ao Tribunal de Alçada em 1977 e a desembargador do Tribunal de Justiça em 1979, onde atuou na 1ª Câmara Cível e na 1ª Câmara Criminal. Exerceu a função de Corregedor-Geral da Justiça no biênio 1988/1989 e aposentou-se em 20 de dezembro de 1995.

Daiello foi um entusiasta das Escolas de Magistratura. Desde o final dos anos 1950, e principalmente na década de 1960, crescia na sociedade e no âmbito do Poder Judiciário a ideia de necessidade de formação e aperfeiçoamento continuado dos juízes e servidores da Justiça.

Em novembro de 2017, Daiello recebeu a Medalha Mérito Acadêmico da Escola Superior da Magistratura do Estado do Piauí, em cerimônia realizada no TRE-RS. A distinção lhe foi outorgada pelo trabalho relevante na institucionalização da escola piauiense, a terceira do país, e a atuação na consolidação das escolas da Magistratura em diversos Estados da Federação.