Gerente regional do Ministério do Trabalho em Caxias do Sul é preso por fraude

O gerente regional do Ministério do Trabalho em Caxias do Sul foi preso na manhã desta quarta-feira. O homem de 51 anos foi detido durante uma operação da Polícia Federal suspeito de participar de um esquema de fraude no seguro-defeso, que é o benefício pago a pescadores nos períodos em que não estão trabalhando.
De acordo com investigações, cerca de 7 mil benefícios foram liberados entre agosto de 2016 e março deste ano no município. O valor da fraude pode superar R$ 13 milhões. Como Caxias não é uma cidade litorânea e não tem grandes rios, a situação aumentou a suspeita de uma possível fraude.
No mês de dezembro de 2017, o gerente entrou na mira do Ministério do Trabalho e virou réu na Justiça Federal no Amapá, onde atuava até 2015. Ele foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) pelos crimes de estelionato e inserção de dados falsos em sistema de informações. A suspeita é de que ele também tenha fraudado cadastros para o pagamento do seguro-desemprego destinado a pescadores em 2014, quando atuava naquele Estado.