Denunciado motorista que atropelou três pessoas e matou uma na Cidade Baixa

Fábio José Volpato Ferreira dirigia bêbado e sem carteira de habilitação

O Ministério Público denunciou o motorista de caminhão Fábio José Volpato Ferreira, de 44 anos, por ter atropelado três pessoas e matado uma delas rua João Alfredo, no bairro Cidade Baixa, em 2 de abril. A denúncia, assinada pelo promotor de Justiça Eugênio Amorim, vai tramitar na 1ª Vara do Tribunal do Júri de Porto Alegre.

Conforme as investigações, Ferreira conduzia um caminhão com a capacidade psicomotora alterada devido à ingestão de bebida alcoólica. Sem habilitação para dirigir esse tipo de veículo, ele invadiu a calçada destinada aos pedestres e matou Maria Aparecida Correa Barbosa, de 67 anos, deixando feridos, ainda, a nora dela, de 42 anos, e um comerciante de 43.

Ferreira deve responder pelo crime de homicídio duplamente qualificado (cometido com emprego de meio que resultou em perigo comum – embriagado e sem habilitação, conduzia o caminhão em uma área habitada e com comércio aberto, nas proximidades da Secretaria Municipal da Juventude e da Escola Infantil Educar –, e com emprego de recurso que dificultou a defesa da vítima: a surpresa, já que os pedestres percorriam a calçada). Ele também deve responder pelas duas tentativas de homicídio duplamente qualificado.

O MP ainda apresentou denúncia contra Anderson Leandro Moreira Vieira por afirmação falsa como testemunha em inquérito policial. Para a Polícia, ele afirmou que o motorista do caminhão era outra pessoa, em vez de Ferreira. O caminhoneiro segue preso preventivamente.