Surto de Toxoplasmose: Santa Maria chega a 51 casos confirmados da doença

A Prefeitura de Santa Maria, na região Central, confirmou, na noite desta terça-feira, que mais 30 pessoas tiveram confirmado quadro de Toxoplasmose, chegando a um total de 51 em 2018. A cidade vive um surto da doença, o que exige atenção redobrada das autoridades e da população.
Foram feitas 193 notificações de casos suspeitos e, desse total, 90 amostras foram coletadas, com oito dos 51 casos confirmados envolvendo gestantes. Outros nove deram negativo e 30 amostras seguem aguardando resultado. De acordo com o Boletim de Investigação Epidemiológica, os casos foram registrados em 18 bairros da cidade.
Nesta terça, o prefeito Jorge Pozzobom se reuniu, à tarde, com o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, e com o secretário de Saúde, Francisco de Assis Figueiredo. Em Brasília, Pozzobom solicitou auxílio para reforçar o estoque de medicamentos na cidade. A União se comprometeu a enviar remédios a Santa Maria. Além disso,  uma equipe do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS) vai auxiliar nas buscas pela origem e pela forma de contaminação da doença.
Também hoje, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) finalizou a coleta de oito amostras de água da Corsan distribuída no município. As amostras serão enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen/RS) e, posteriormente, ao Laboratório de Saúde Pública e Zoonoses da Universidade Estadual de Londrina, no Paraná – o único do País que analisa o DNA do protozoário causador da toxoplasmose.
Nessa segunda-feira, foram coletadas amostras na Estação de Tratamento da Corsan, que fica no bairro Juscelino Kubitschek. No local, foram recolhidas nove amostragens de 500ml cada, de diferentes pontos do processo, como no lodo do decantador. Nesses ambientes, os “ovos” do protozoário causador da toxoplasmose podem sobreviver por um período maior. Assim, é possível identificar se houve a presença do organismo na água nos últimos meses.
Bebedouros interditados nas redes de ensino
Após a Prefeitura de Santa Maria confirmar o surto de toxoplasmose e os supermercados ficarem sem estoque de água mineral, as escolas das redes pública e privada interditaram os bebedouros e orientaram as crianças a levar água fervida de casa. A medida é preventiva, mesmo depois que os primeiros exames feitos pela Universidade Federal de Santa Maria em amostras de água da Corsan deram negativo para a doença. Conforme a assessoria de imprensa da Prefeitura, a orientação partiu da Secretaria Municipal da Saúde, ainda na sexta-feira.
Ambulatório para pacientes com síndrome febril abre em Santa Maria
Em paralelo, a Prefeitura de Santa Maria criou um Ambulatório de Pacientes com Síndrome Febril, junto à Casa 13 de Maio, para atender os pacientes residentes no município. Médicos Infectologistas receberão as pessoas que tenham sido inicialmente atendidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Estratégias de Saúde da Família (ESFs) ou nos Pronto-Atendimentos (PAs) e apresentado sintomas da doença.
Pacientes com quadro confirmado de Toxoplasmose Aguda serão encaminhados ao Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). A Casa 13 de maio fica na rua Riachuelo, número 364.
Sociedade Brasileira de Infectologia lista medidas de prevenção

  • Não ingerir carnes cruas ou malcozidas;
  • Comer apenas vegetais e frutas bem lavados em água corrente;
  • Evitar contato com fezes de gato. As gestantes, além de evitar o contato com gatos, devem submeter-se a adequado acompanhamento médico (pré-natal). Alguns países obtiveram sucesso na prevenção da contaminação intrauterina fazendo testes laboratoriais em todas as gestantes;
  • Em pessoas com deficiência imunológica a prevenção pode ser necessária com o uso de medicação dependendo de uma análise individual de cada caso.