Operação Desmanche registra apreensão recorde de sucata no RS

A força-tarefa da Operação Desmanche apreendeu hoje cerca de 400 toneladas de sucata automotiva em uma ação realizada em Portão, no Vale do Rio dos Sinos. O volume é recorde entre as 63 edições da ofensiva, iniciada em fevereiro de 2016. Foram recolhidas cerca de 40 carcaças de ônibus, além de peças de motor pesado.
Os agentes interditaram o estabelecimento, localizado na zona Norte da cidade. No local, que fica próximo a um rio, peças com vazamento de óleo ofereciam risco de contaminação, o que caracteriza crime ambiental.
A maior apreensão registrada pela operação havia ocorrido em novembro de 2017, quando foram recolhidas 250 toneladas de sucata automotiva em Soledade, no Alto da Serra do Botucaraí. A Operação Desmanche já resultou na interdição de 99 locais, na apreensão de cerca de cinco mil toneladas de sucata automotiva, além da prisão de mais de 60 pessoas.
A operação integra esforços da Polícia Civil (PC), da Brigada Militar (BM), do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e do Detran gaúcho. As peças apreendidas vão para a Gerdau, que, a partir de uma parceria, as transforma em material de trabalho e dá um novo destino para os objetos por meio de reciclagem.
A ação já passou por 35 cidades: Portão, Passa Sete, Candelária, Curumim, Soledade, Santa Maria, Carlos Barbosa, Sapiranga, Eldorado do Sul, Erechim, Guaíba, Porto Alegre, Cachoeirinha, Portão, Gravataí, Viamão, Sapucaia do Sul, Canoas, Novo Hamburgo, Montenegro, Pelotas, São Sebastião do Caí, Estrela, Parobé, Esteio, Alvorada, Camaquã, Caxias do Sul, Arroio dos Ratos, Capão da Canoa, Torres, São Leopoldo, Almirante Tamandaré do Sul, Rio Pardo e Sarandi.