Motorista que van que matou dez atropelados comparece a tribunal em Toronto

O motorista que jogou uma van alugada em uma calçada lotada de pedestres em Toronto, nessa segunda-feira, compareceu a uma Corte na cidade hoje. Alek Minassian, de 25 anos, manteve a cabeça baixa e falou apenas o nome ao ser questionado. Ele vai responder por 10 homicídios e 13 tentativas de assassinato.
A polícia revelou que, antes de cometer o crime, Minassian deixou uma mensagem nas redes sociais com um elogio a um homem chamado Elliott Rodger, autor de um ataque a tiros que deixou seis mortos em Isla Vista, na Califórnia, Estados Unidos, em 2014.
Ex-colegas contaram à imprensa canadense que o acusado não era violento e parecia ter alguma dificuldade mental ou social. Minassian serviu nas Forças Armadas do Canadá no ano passado, mas pediu baixa depois de apenas 16 dias de treinamento.
O ataque teve características similares a outros executados por seguidores do grupo extremista Estado Islâmico, mas as autoridades seguem investigando a motivação do crime.
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, afirmou que “até este momento, não há razão para suspeitar que haja algum elemento de ameaça à segurança nacional neste ataque”. E completou dizendo que as investigações prosseguem.