ONU celebra suspensão de testes nucleares da Coreia do Norte

A ONU avaliou neste sábado positivamente a decisão da Coreia do Norte de suspender os testes nucleares e expressou confiança de que isso permita gerar confiança a favor da desnuclearização da península coreana.
O regime de Pyongyang informou nas últimas horas que vai interromper os testes nucleares e balísticos e fechar o centro de testes atômicos do Norte do país, ao considerar que cumpriu com a missão.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, reiterou o compromisso de oferecer o apoio da ONU e desejou que o êxito da cúpula intercoreana convocada para 27 de abril.
O líder norte-coreano, Kim Jung-un, e o sul-coreano, Moon Jae-in, terão a “valente e grande tarefa de retomar um diálogo sincero que conduza para uma paz sustentada na península coreana”, segundo a nota.
A ONU também elogiou a decisão de Pyongyang e Seul para estabelecer uma linha telefônica direta, conforme anúncio dessa sexta-feira.
Países também saudaram decisão
A Coreia do Sul, a China, a Rússia, os EUA e o Reino Unido foram algumas das potências mundiais que celebraram a decisão da Coreia do Norte de fechar o centro de testes nucleares. Por outro lado, Moscou pediu aos EUA e à Coreia do Sul que respondam com reciprocidade e tomem medidas “adequadas” para conseguir resultados mutuamente aceitáveis nas próximas cúpulas bilaterais com a Coreia do Norte.