Sucessor garante que Raúl Castro vai seguir liderando decisões cruciais para Cuba

Raúl Castro, que hoje deixa a Presidência de Cuba após 12 anos, “vai liderar as decisões de maior transcendência para o presente e o
futuro da nação”, afirmou hoje o recém designado sucessor dele, Miguel Díaz-Canel, no primeiro discurso como governante.
É a primeira vez, em 59 anos, que o país caribenho deixa de ser governado pela mesma família – Fidel presidiu Cuba por 47 anos e o irmão, Raúl, pelo período seguinte. Vice-presidente desde 2013, Díaz Carniel, de 57 anos, é engenheiro eletrônico.
Diante da Assembleia de Cuba (Parlamento unicameral), ele deixou claro que, embora Castro, de 86, esteja saindo da linha de frente política, já que também não vai integrar o renovado Conselho de Estado, a opinião dele vai continuar tendo um peso importante para o novo Governo.
O novo presidente, considerado um discípulo de Castro, dedicou uma considerável parte do primeiro discurso a reconhecer o legado do ex-presidente durante os dois mandatos. Já Castro permanece à frente do Partido Comunista de Cuba (PCC, único legal) até o próximo congresso da legenda, em 2021.