Liderança da facção Os Manos é um dos mortos em tiroteio em saída de festa

Carro sofreu dezenas de disparos, na zona Norte. | Foto: Álvaro Grohmann / Especial CP
Carro sofreu dezenas de disparos, na zona Norte. | Foto: Álvaro Grohmann / Especial CP

Carro sofreu dezenas de disparos, na zona Norte. | Foto: Álvaro Grohmann / Especial CP
Carro sofreu dezenas de disparos, na zona Norte. | Foto: Álvaro Grohmann / Especial CP

Uma das vítimas do ataque com dezenas de tiros em Porto Alegre, na madrugada desta quarta-feira, era um dos líderes da facção Os Manos. Gordo, de 36 anos, como era conhecido no crime, e outro comparsa, de 19, que também tinha envolvimento com o tráfico, foram assassinados enquanto saíam de uma casa noturna na avenida Sertório, na zona Norte. Outras três pessoas sofreram lesões.
De acordo com o delegado Paulo Perez, de Tramandaí, Gordo é conhecido por liderar o tráfico em Cachoeirinha, na região Metropolitana, e já havia sido preso no litoral Norte – por ser fornecedor de drogas para o narcotráfico da região. “Ele (Gordo) já foi preso aqui em 2010 na operação Retomada. Ele tinha uma casa aqui em Tramandaí”.
Os cinco foram baleados em um Chevrolet Vectra, de cor preta, com placas de Tramandaí, perseguido pelos ocupantes de um Volkswagen Fox, de cor branca, depois de deixarem a boate, perto do cruzamento com a rua Voluntários da Pátria, no bairro Navegantes. Por mais de 100 metros, o Vectra sofreu dezenas de disparos de calibre 9 milímetros de pistola com carregador estendido – que potencializa os tiros – ou de submetralhadora.
Desgovernado, o carro subiu a calçada e derrubou uma árvore e a grade do muro de uma igreja. Os atiradores desceram do Fox e seguiram atirando. Uma rajada ficou marcada na parede da igreja. Acionados na ocorrência, os policiais militares do 11º BPM compareceram ao local.
Além de Gordo, o passageiro do Vectra também morreu dentro do carro. Um outro homem ficou gravemente ferido. Já um casal, que também era ocupante do veículo, escapou ileso dos tiros, mas teve escoriações devido ao impacto do automóvel contra a árvore e a grade. Três ambulâncias do Samu foram acionadas para atender os sobreviventes e encaminhá-los ao Hospital Cristo Redentor e Hospital de Pronto Socorro.
O local permaneceu isolado para o trabalho do Departamento de Criminalística do Instituto-Geral de Perícias. No carro, foram encontrados comprimidos da droga sintética ecstasy. A Polícia recolheu, ainda, mais de 20 cápsulas de calibre 40 e 9 milímetros. O caso vai ser investigado pela 2ª Delegacia de Polícia de Homicídio e Proteção à Pessoa. O trânsito ficou congestionado no trecho, sendo necessária a intervenção da EPTC.
Em dezembro do ano passado, dois homens em um Astra, com placas de Gravataí, haviam sido executados a tiros também na saída de uma festa da mesma casa noturna.