Díaz-Canel é indicado a presidente de Cuba, em substituição da Raúl Castro

O atual primeiro vice-presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, de 57 anos, teve o nome indicado, nesta quarta-feira, na Assembleia Nacional do Poder Popular como candidato para ocupar a presidência do país em substituição a Raúl Castro, de 86 anos, que deixa o cargo após dois mandatos.
Díaz-Canel lidera a proposta da Comissão de Candidaturas Nacionais (CCN) para a formação do principal órgão de governo do país, o Conselho de Estado, uma candidatura que agora vai ser submetida à votação da Assembleia recém-constituída. O resultado só vai ser conhecido amanhã.
Após a leitura da proposta, os 605 deputados dedicaram ao ‘número 2’ do governo cubano uma longa salva de palmas. Como primeiro vice-presidente do Conselho de Estado, a Comissão de Candidaturas propôs o veterano dirigente Salvador Valdés Mesa, de quase 73 anos, membro do Partido Comunista de Cuba e que exercia até agora uma das cinco vice-presidências do órgão.
Se for confirmada a nomeação de Valdés Mesa, Cuba deve passar a ter o primeiro vice-presidente negro, o cargo mais alto a ser ocupado por um afrodescendente na história do país.