Corpo de Dona Ivone Lara é velado na quadra da Império Serrano

O corpo da cantora e compositora Dona Ivone Lara é velado na quadra da escola de samba Império Serrano, em Madureira, onde chegou depois das 11h30min. A sambista morreu na noite passada, devido a um quadro de anemia que se agravou com insuficiência cardiorrespiratória.
A artista permanecia internada desde a última sexta-feira, data em que completou aniversário, no Centro de Tratamento e Terapia Intensiva da Coordenação de Emergência Regional, no Leblon, zona Sul da cidade. O sepultamento de Dona Ivone Lara está marcado para as 16h30min no Cemitério de Inhaúma, na zona Norte.
O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, decretou luto de três dias na cidade. “Morre o sorriso negro que tanta felicidade trouxe às gerações de brasileiros. Dona Ivone Lara cantou e tornou possíveis sonhos, engrandeceu lutas, transpôs preconceitos. Em seus versos cresceu o samba, fortaleceram-se as mulheres, apequenou-se o racismo. Eu, que morei na África durante anos, convivi com um povo que cresce nas adversidades, repleto de esperança e força de imaginação, assim como nossa dama do samba que hoje se foi. Negro é raiz da liberdade, é inspiração e, hoje mais do que nunca, é luto. A tristeza rola nos olhos do nosso povo, mas também me vem a lembrança de uma guerreira, com talento infinito e vida plena. Peço a Deus que conforte a sua família, amigos e a todos os seus admiradores. Em homenagem e respeito, a prefeitura decreta luto de três dias”.
Em meio às manifestações de pesar, o presidente Michel Temer publicou hoje uma mensagem no Twitter afirmando que o samba perde a maior expressão. “Nossa maior expressão cultural, o samba, perde sua maior expressão, dona Ivone Lara. Ela rompeu barreiras fortes até hoje, tanto na sua Império Serrano quanto na humanização do tratamento psiquiátrico, com Dra. Nise da Silveira. Me conforta tê-la homenageado ainda em vida”, registra a mensagem.
Junto à mensagem, Temer publicou uma foto em que homenageia a sambista na cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural 2016, no Palácio do Planalto.