Tremor em Santa Catarina pode ter sido causado por placa tectônica

O tremor que atingiu Santa Catarina, na manhã desta sexta-feira, pode ter sido causado em função de uma acomodação da placa tectônica Sul Americana, informou a Defesa Civil catarinense. O órgão divulgou um relatório feito pelos Centros de Sismologia da Universidade de Brasília (UNB) e de São Paulo (USP) para esclarecer a população catarinense sobre as origens dos tremores atípicos que foram sentidos especialmente na Grande Florianópolis.
Segundo o documento, o sismo registrado com magnitude de 3,6 graus na escala Richter decorreu dessa possível acomodação da placa Sul-Americana, que fica localizada entre outras placas, com destaque para as de Nazca, a oeste, e Africana, a leste. O tremor ocorreu a uma distância aproximada de 35 quilômetros da costa de Santa Catarina.
Porém, a Secretaria de Estado da Defesa Civil ainda apura maiores detalhes sobre o ocorrido, a fim de esclarecer informações precisas para comunidade científica e civil, com a ajuda da instituição científica norte americana United States Geological Survey (USGS).
O órgão ressaltou também que eventos dessa natureza são atípicos para a região Sul do Brasil e que o ocorrido de hoje corresponde ao de maior magnitude nos últimos dois anos.
O sismo que atingiu Florianópolis, Palhoça, São José, Brusque, Itajaí e cidades vizinhas deixou a Defesa Civil em alerta. O diretor do órgão, Luiz Eduardo Machado, relatou que o tremor originou cerca de 40 ligações de moradores da ilha de Santa Catarina e também do continente. Não houve relatos de danos estruturais em solo catarinense.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile