Publicado edital para contratar projeto do Centro de Eventos de Porto Alegre

O prefeito Nelson Marchezan Júnior autorizou, nesta sexta-feira, a publicação imediata, em uma edição extra do Diário Oficial do município, do edital para a contratação de estudos de arquitetura e engenharia para a construção do Centro de Convenções e Eventos de Porto  Alegre.
A expectativa é de que o complexo tenha potencial para receber até 30 mil pessoas por dia, ampliando o chamado turismo de negócios da Capital.
Os recursos, de cerca de R$ 60 milhões, estão disponíveis desde 2013, quando Porto Alegre se tornou uma das dez capitais do País escolhidas para receber recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Turismo. A definição de um local era um dos principais entraves para a liberação da verba.
O impasse se encerrou em outubro de 2017, quando a prefeitura e o Sport Club Internacional assinaram um acordo para a disponibilização da área, que havia sido cedida ao Inter até 2024. Com a definição do local, a prefeitura recebeu do Ministério do Turismo, em dezembro do ano passado, autorização prorrogando o Termo de Compromisso que assegura os R$ 60 milhões para a construção.
A primeira etapa do empreendimento envolve a elaboração dos estudos de viabilidade e de projetos executivos, orçados em até R$ 3 milhões. Os R$ 57 milhões restantes serão aplicados pela prefeitura na construção das estruturas operacionais básicas, como estacionamento e área de convenções.
Posteriormente, em parceria com a iniciativa privada, a área de cerca de 45 mil metros quadrados vai receber a instalação completa de infraestrutura que caracteriza o Centro de Convenções e Eventos, como auditório, salas de convenções e espaço de alimentação, por exemplo.

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