Metroviários devem parar Trensurb caso estatal recorra de índice de reajuste

O Sindicato dos Metroviários (Sindimetrô) informou, hoje, que as composições do Trensurb não vão circular em 25 de abril, uma quarta-feira. Decidida em assembleia da categoria, a paralisação, que deve durar 24 horas, decorre da disputa judicial que envolve trabalhadores e a direção da estatal.
Para não parar o metrô, o Sindimetrô exige que a empresa não recorra da decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4) que determinou aumento de 4,05% no vencimento dos trabalhadores, após a judicialização do dissidio da categoria em 2017.
Durante as negociações no ano passado, as partes não chegaram a um denominador comum. O índice definido pelo TRT repõe a inflação do período, com base no IPCA. A data base da categoria é maio. Na ocasião, a Trensurb não apresentou proposta de reajuste aos trabalhadores.
Conforme presidente do Sindimetrô, Luis Henrique Chagas, se a Trensurb não recorrer da decisão, os trens vão circular normalmente. A data é o último prazo que a empresa possa recorrer. Consultada pela reportagem, a assessoria da Trensurb se comprometeu a consultar a assessoria jurídica, no início da semana que vem.