Edital prevê que novo contrato amplie serviços em até 300% no Hospital da Restinga

A Prefeitura de Porto Alegre lançou hoje o edital de chamamento público para gerenciamento, operacionalização e execução de ações do Hospital Restinga e Extremo-Sul. Conforme o Executivo, a instituição deve ampliar a oferta de alguns serviços em até 300%, e o número de leitos deve subir de 62 para 111, dez deles para pacientes de UTIs. Já os exames passarão de pouco mais de 18 mil por mês para mais de 45 mil no mesmo período, um acréscimo de 147%.
Após o chamamento a prefeitura espera, ainda, inaugurar quatro blocos cirúrgicos e um pronto-atendimento em traumatologia. No total, o hospital vai passar a contar com cinco ambulatórios (hoje são dois) e uma emergência. Pelo menos 441 exames de endoscopia, que hoje não são ofertados no local, também serão colocados à disposição da comunidade.
O prefeito Nelson Marchezan Jr. afirmou que a intenção é “continuar avançando na organização da máquina pública para direcionar os recursos em melhoria de serviços e atender aquelas pessoas que mais precisam”. O contrato vigente, firmado com o Hospital Moinhos de Vento, encerra no dia 30 de junho. Do mesmo modo que o atual, o novo acordo prevê que o administrador preste contas periodicamente.
O prazo para entrega dos documentos por parte dos interessados abre em 22 de maio, e o resultado das propostas habilitadas sai no dia 29. A prefeitura espera divulgar os resultados finais, já no dia 7 de junho.
O secretário de Saúde de Porto Alegre, Erno Harzheim, afirmou que também serão ofertados mais serviços em ortopedia, cirurgia-geral e urologia, as maiores listas de espera da cidade.