Novos secretários do governo Sartori tomaram posse nesta quarta-feira

Novos secretários de governo tomam posse em Porto Alegre | Foto: Henrique Massaro / Especial / CP

Novos secretários de governo tomam posse em Porto Alegre | Foto: Henrique Massaro / Especial / CP
Novos secretários de governo tomam posse em Porto Alegre | Foto: Henrique Massaro / Especial / CP

Os novos secretários do governo do Rio Grande do Sul foram empossados na manhã desta quarta-feira. Tomaram posse Cleber Bevegnú, na Casa Civil; Josué Barbosa, no Planejamento; Luiz Antônio Bins, na Fazenda; Isara Marques, na Comunicação; Evandro Fontana, no Desenvolvimento Econômico; e Sandro Boka, na Secretaria de Obras. A cerimônia foi realizada na Casa da Música da Ospa, que fica no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre.
Para o novo chefe da Casa Civil do governo Sartori, a Pasta vai focar nos projetos prioritários para o desenvolvimento do Estado nesses últimos nove meses da gestão atual. Segundo Cleber Benvegnú, ele vai conversar com os outros secretários para, primeiramente, focar naquilo que já está em andamento e precisa ser concluído.
“Nós temos que tocar a RS-118, os Centros da Juventude, que a Secretaria de Desenvolvimento Social vai colocar em curso; as casas prisionais, concluímos [o projeto para a permuta da área para a construção] o de Bento Gonçalves nesta semana e vamos tocar o projeto do Presídio Central, aquele da permuta com o grupo Zaffari; além de mais mudanças na segurança, nas concessões, nas parcerias público-privadas. Então, aligeirar o passo para entregar à população esses avanços”, afirmou o secretário.
A mudança no secretariado de Sartori foi forçada em razão do período eleitoral. Quem deseja se candidatar para algum cargo deveria sair do governo até o dia 7 de abril, o chamado prazo para desincompatibilização. Em sua fala, o governador agradeceu a todos os secretários que passaram pela gestão dele. Ele disse que o governo segue determinado para fazer novas mudanças no Estado.
“Propostas têm que ser apresentadas e feitas permanentemente. A eleição é eleição. O trabalho administrativo e de governo é aquele que promove as mudanças e transformações e faz as propostas para que se efetivem mais positivamente. Já disse e repito: ‘Não aceito que 2018 seja um ano paralisado. O ano eleitoral não altera em nada o nosso papel de governar’”, avaliou o governador.
Durante o evento, os secretários que já haviam sido anunciados, Francisco Paz (Saúde), Odacir Klein (Agricultura) e Idenir Cecchim (Assessoramento Superior do Gabinete) também subiram ao palco a foto oficial do novo secretariado.