Após vereadores incluírem "Lula" no nome, parlamentar de SP adiciona "Moro" em painel

O vereador de São Paulo, Fernando Holiday (DEM), informou nesta quarta-feira que vai incluir “Moro” no nome eleitoral. O comunicado já chegou à Câmara Municipal de São Paulo. A medida ocorre um dia após nove vereadores da capital paulista terem incluído o nome “Lula” no painel do Parlamento.
No início da tarde, o vereador democrata confirmou a alteração da alcunha. “Informo que passarei a usar o nome Fernando Moro Holiday para as atividades parlamentares. Peço que o setor técnico da Câmara promova as alterações necessárias no painel eletrônico. Aproveito o ensejo para expressar aos senhores meus votos de estima e consideração”, encaminhou. Holiday foi o 13° vereador mais votado entre os 55 de São Paulo, em 2016, ao computar 48.055 votos.
Na Câmara Federal, petistas também querem adotar o sobrenome Lula no painel de votações da Casa. A Secretaria Geral da Mesa Diretora não informou se vai atender solicitações. “Meu nome é Marco Lula Maia”, anunciou no Twitter o ex-presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS). A ideia de incluir o sobrenome do líder petista no painel da Câmara partiu do deputado Leo de Brito (PT-AC).
Para o presidente estadual do PT, deputado federal, Pepe Vargas (RS), a alteração visa prestar solidariedade após a prisão do ex-presidente. “O que a gente fez foi uma forma de materializar aquela ideia do Lula, dizendo que, agora, todos são ‘Lulas’ por defenderem as ideias dele. O nome parlamentar não precisa necessariamente ser o nome civil, então todos nós (bancada petista) incluímos o ‘Lula'”, declarou, à Rádio Guaíba.
Até o momento, a Câmara Federal ainda não se manifestou sobre a legalidade ou não da alteração de nome.
Em Porto Alegre, a bancada petista também passou a discutir a ideia, porém abriu sessão nesta quarta-feira mantendo os nomes originais. Já o vereador Felipe Camozzato (Novo) incluiu “Lava Jato”, por pelo menos 24 horas, no sobrenome que aparece no painel.