Papa repudia uso de "instrumentos de extermínio" contra a população síria

O papa Francisco condenou hoje o uso de “instrumentos de extermínio contra a população” na guerra da Síria, após várias ONGs denunciarem que dezenas de pessoas morreram no sábado passado por um ataque químico em Duma, o último reduto rebelde nos arredores de Damasco.
“Nada pode justificar tais instrumentos de extermínio contra a população”, disse o pontífice na praça de São Pedro, no Vaticano, momentos depois de celebrar uma missa.
Pelo menos 42 pessoas, a maioria mulheres e crianças, morreram devido a um ataque químico em Duma, segundo a ONG Capacetes Brancos, dedicada ao resgate de vítimas em zonas sob o controle da oposição, enquanto o governo sírio negou qualquer responsabilidade.
O pontífice afirmou “não há uma guerra boa ou uma guerra má e nada, nada pode justificar tais instrumentos de extermínio contra a população”. “Rezemos para que os responsáveis políticos e militares escolham outro caminho, o de negociação, o único que pode levar à paz e não à morte e à destruição”, acrescentou, após a celebração.
Segundo a Capacetes Brancos, que divulgou fotos de corpos, muitos deles de crianças, centenas de pessoas foram afetadas pelo ataque ocorrido ontem quando “um helicóptero lançou um barril-bomba que continha um agente químico sobre Duma”.