Governador de SP desmente que Tropa de Choque esteja pronta para atuar em prisão de Lula

Após assumir o governo de São Paulo, Márcio França (PSB) negou que a Tropa de Choque da Polícia Militar esteja preparada para atuar na prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo (SP).
“Não tive essa informação [de que o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Mágino Alves Barbosa Filho, tenha colocado a Tropa de Choque à disposição para atuar em São Bernardo]. A polícia de São Paulo está sempre à disposição do Poder Judiciário para o cumprimento da lei, mas até agora ele não me falou nada sobre isso”, disse o governador recém-empossado.
França ressaltou que a orientação é “aguardar as determinações judiciais e exigir de todo mundo bom senso”. “Ninguém quer transformar o Brasil em um caldeirão de violência desnecessária”, disse.
Mais cedo, na cerimônia de posse do cargo de governador, realizada na Assembleia Legislativa, França comentou sobre a prisão de Lula. “É triste porque a gente não pode achar bonito nem gostoso ver um ex-presidente da República com uma dificuldade desse tamanho. Mas ordens judiciais não são para serem discutidas”, disse França.
Já o ex-governador Geraldo Alckmin, que deixou o cargo para concorrer à eleição presidencial, disse que as determinações judiciais devem ser respeitadas, “ainda mais uma decisão da Suprema Corte, que é uma decisão soberana”. “Ninguém está acima da lei. A lei é para todos, por mais importante que sejam as pessoas”.