Não é momento de "tentar impor nossa vontade", fala comandante da Aeronáutica

O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Nivaldo Luiz Rossato, divulgou, nesta quarta-feira, boletim interno à Força Aérea Brasileira afirmando que o povo está “polarizado” e ordenando subordinados a respeitar a Constituição e não se “empolgar a ponto de colocar convicções pessoais acima das instituições”. As informações foram divulgadas pelo jornal O Estado de S.Paulo.
“Tentar impor nossa vontade ou de outrem é o que menos precisamos neste momento”, afirmou o comandante. “Seremos sempre um extremo recurso não apenas para a guarda da nossa soberania, como também para mantermos a paz entre irmãos que somos.”
A publicação ocorreu um dia depois de o comandante do Exército, general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, repudiar a impunidade nas redes sociais, às vésperas do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) de um recurso contra a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Nessa situação que vive o Brasil, resta perguntar às instituições e ao povo quem realmente está pensando no bem do País e das gerações futuras e quem está preocupado apenas com interesses pessoais?”, questionou o general.
No comunicado, enviado a todos os militares da FAB, Rossato cobra que os poderes constituídos atuem com preceitos “éticos e morais” e prega confiança neles: “Os poderes constituídos sabem de suas responsabilidades perante a nação e devemos acreditar neles”. Ele escreveu ainda que “o Brasil amanhece hoje prestes a viver um dos momentos mais importantes da sua história”, no qual “serão testados valores que nos são muito caros, como a democracia e a integridade de nossas instituições”.