Estado só deve pagar, na segunda-feira, mais parcelas do salário de março do funcionalismo

O secretário estadual da Fazenda, Giovani Feltes, projetou hoje que o governo só consiga pagar, a partir de segunda-feira, dia 9, mais parcelas em aberto dos salários de março do funcionalismo gaúcho. Os valores das próximas faixas ainda não foram confirmados, mas o Executivo mantém a previsão de quitar os débitos até o dia 17. Para isso, a Fazenda espera contar com o ingresso de verbas de ICMS e do calendário do IPVA pelo número final da placa.
Na última terça, foram pagos os vencimentos de março para os funcionários vinculados às fundações. Entre os servidores concursados, só receberam, até o momento, aqueles com salário líquido de até R$ 1,2 mil – 18% do total.
Na quinta passada, junto com o depósito dessa faixa, a Fazenda também repassou, a todos os servidores, a terceira parcela corrigida do 13º salário de 2017, assim como a indenização pelos dias de atraso dos vencimentos de fevereiro.
Esse é o 28º mês em que o governo estadual não consegue pagar os servidores na íntegra. Desde setembro, porém, a Fazenda passou a priorizar os salários menores, em vez de parcelar todos os vencimentos, como fazia até então. Hoje, Feltes evitou confirmar uma previsão para que isso deixe de ocorrer, mesmo que o governo consiga vender 100% das ações ofertadas pelo Banrisul e aderir ao Regime de Recuperação Fiscal do governo federal, deixando de pagar as mensalidades da dívida com a União, pelos próximos três anos.