Eleição vai tirar dos cargos 40% do secretariado de Sartori

A próxima semana vai confirmar alterações em 40% do primeiro escalão do governo Sartori em função da saída de mais cinco secretários, que vão disputar as eleições em outubro. A maioria dos titulares trabalha com a data-limite estabelecida pela legislação eleitoral – 7 de abril – para sair do cargo. Os deputados estaduais Ernani Polo e Pedro Westphalen, ambos do PP, já deixaram as secretarias de Agricultura e Transportes, respectivamente.
Agora, vão deixar o primeiro escalão Fábio Branco (Casa Civil), Carlos Búrigo (Planejamento, Governança e Gestão), Giovani Feltes (Fazenda), Márcio Biolchi (Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia) e Fabiano Pereira (Obras, Saneamento e Habitação).
Dentre as mudanças, três secretários vão buscar compor a bancada gaúcha na Câmara Federal. Biolchi e Feltes tentarão a reeleição pelo MDB e Pedro Westphalen vai disputar pela primeira vez o cargo. Os demais secretários vão concorrer a deputado estadual.
Além dessas alterações, o secretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis, também está prestes a deixar o governo, porém para atuar na iniciativa privada. “Eu já conversei com o governador a respeito deste assunto e ele está avaliando esta questão das mudanças, que devem acontecer até o dia 7, dos secretários que serão candidatos, mas não é o meu caso porque eu não tenho nenhuma pretensão de ser candidato. Eu devo ficar o tempo necessário para que o governador Sartori possa fazer esta transição de forma tranquila”, ressalta.
Das sete trocas, duas já definiram novo titular. Odacir Klein foi nomeado novo comandante da Pasta da Agricultura e Humberto Brandão Canuso, nos Transportes. Já o titular da secretaria de Comunicação, Cleber Benvegnú vai ser confirmado como chefe da Casa Civil.
Hoje, o Palácio Piratini conta com 17 secretárias e mais três que possuem status, mas não são formalmente – Casa Militar, Gabinete do Governador e Procuradoria-Geral do Estado (PGE).