Joaquim Barbosa: PSB mira candidatura ao Planalto e eleva para 80% chances de filiação do ex-ministro

Joaquim Barbosa. Foto: Divulgação/STF

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa está praticamente com os dois pés no PSB e disposto a concorrer à Presidência da República. Nesta quinta-feira, o ex-ministro esteve reunido com a cúpula do partido, o que elevou para 80% as chances de ele se filiar à sigla e disputar as eleições, confirmou o vice-presidente nacional do PSB, Beto Albuquerque.
“Faz muito tempo que nós estamos conversando com o ex-ministro Joaquim Barbosa, mas agora, efetivamente, na reta final do prazo de filiação, esta aproximação aumentou muito elevando para 80% as chances de ele ingressar no PSB, com 80% de chances de ele ser o nosso candidato à Presidência”, salienta Beto. A filiação foi negociada para ser selada em 7 de abril.
Ao considerar Joaquim Barbosa como uma “liderança inquestionável”, Beto Albuquerque projeta que o ex-ministro seja capaz de atenuar a polarização política no País, com capacidade de puxar votos de pré-candidatos ao Planalto como Bolsonaro e Lula.
“Certamente é um candidato muito superior a esta briga baixa que está acontecendo, hoje, no Brasil. Ele é um candidato que terá que puxar estes que só pensam em brigar entre si. Joaquim Barbosa vai puxá-los para discutir o Brasil, suas dificuldades para apresentar soluções para todos os nossos problemas”, pontua.
Pré-candidato ao Senado pelo PSB, Beto também estima que a entrada de Joaquim Barbosa deva elevar todos os quadros do partido em âmbito estadual e nacional. A intenção da sigla é disputar dez governos estaduais, com candidatos próprios. Além disso, na Assembleia gaúcha, o PSB pretende aumentar de três para cinco o número de deputados eleitos e de dois para três, o total de cadeiras na bancada federal. “Um candidato deste nível só anima mais a nossa turma toda”, sintetizou.