Obras no Aeroporto de Porto Alegre devem gerar cerca de 8 mil empregos

A geração de cerca de oito mil empregos diretos e indiretos, até 2021, deve ser um dos resultados das obras de ampliação do Porto Alegre Airport – Aeroporto Internacional Salgado Filho, segundo estimativas do Consórcio HTB, Tedesco e Barbosa Mello, contratado pela empresa alemã Fraport. A informação surgiu hoje durante a Rodada de Negócios que reuniu mais de 100 empresas gaúchas realizada no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre.
O gerente de Assuntos Corporativos da Fraport, Andreas Montag, disse que o objetivo da empresa é criar uma base de fornecedores. Na apresentação, Montag disse que a empresa busca fornecedores para os serviços de engenharia e instalação (elétrica e hidráulica), combate a incêndio, Tecnologia da Informação (TI), serviços de terraplanagem, de recuperação de fachadas, limpeza, segurança e serviços médicos. A Fraport pretende ainda contratar empresas que forneçam equipamentos de proteção individual, materiais elétricos e hidráulicos, uniformes, calçados, ferramentas e materiais de escritório e copa.
Segundo Montag, a empresa alemã pretende nos próximos anos ampliar a estrutura aeroportuária do Salgado Filho, elevar os níveis dos serviços e aumentar a concorrência com outros terminais próximos. “Queremos crescer junto com Porto Alegre e com o Rio Grande do Sul”, destacou Montag, ao afirmar que o desafio da empresa é realizar os investimentos necessários para ampliar os níveis de serviço e de tráfego no aeroporto.
Já o presidente da Fiergs, Gilberto Petry, elogiou a disposição da empresa alemã de apostar no Rio Grande do Sul e de apresentar à indústria gaúcha o projeto de desenvolvimento para as operações do aeroporto. O diretor técnico do Sebrae/RS, Airton Ramos Pinto, ressaltou que as pequenas empresas gaúchas também vão receber informações sobre o projeto de ampliação do aeroporto.