Ospa inaugura neste sábado Casa da Música

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre inaugura neste sábado a Sala de Concertos da Casa da Música da Ospa. Na primeira apresentação do ano, os músicos da orquestra tocarão em um espaço próprio depois de quase 68 anos de história. A sala foi construída no Centro Administrativo Fernando Ferrari, na Avenida Borges de Medeiros, na Capital.
Para o maestro Evandro Matté, a falta de um espaço próprio para ensaiar e fazer as apresentações era um dos grandes problemas da orquestra. Segundo ele, esta é a primeira sala sinfônica do Rio Grande do Sul e trará benefícios para a Ospa e para a comunidade.
“Para a Orquestra e para a fundação Ospa era é imprescindível ter um local para poder fazer os concertos e poder executá-los da melhor forma. É muito difícil você ensaiar em um lugar e tocar em outro, pois a acústica muda, as condições mudam. Agora nós vamos ter o nosso próprio espaço e vamos poder trabalhar a nossa identidade musical da orquestra. Para o público e para sociedade também muda. Vai ser a primeira sala sinfônica de concertos no nosso Estado. É uma novidade, pois há muitos anos se vem esperando por isso e a comunidade terá um novo espaço aqui em Porto Alegre para desfrutar de cultura, especialmente música”, comemorou Matté.
Com capacidade para 1,1 mil espectadores, a Casa da Música tem um espaço de 2,5 mil metros quadrados, que foi cedido por 30 anos pela Secretaria Estadual da Modernização Administrativa. Esta primeira parte da obra custou aproximadamente R$ 2,7 milhões. Na segunda fase da obra, que custará mais R$ 1,5 milhão e será entregue até o início de novembro, ficarão prontos uma sala para recitais e eventos, salas de estudo, a sala do coro e uma área social, com cafeteria e restaurante. Os recursos foram captados através da Lei de Incentivo à Cultura estadual.
A apresentação inaugural da Casa da Música da Ospa acontece neste sábado, às 17h. No domingo, o concerto será reapresentado no mesmo local e horário.