Vice-presidente Martín Vizcarra é chamado para assumir Presidência do Peru

O primeiro vice-presidente do Peru, Martín Vizcarra, atual embaixador do país no Canadá, é esperado nas próximas horas em Lima para que assuma a Presidência, após a renúncia de Pedro Pablo Kuczynski ao cargo hoje. Foi o que confirmou hoje a agência EFE.
O Peru passa por uma transição constitucional que estabelece que Vizcarra deve tomar o mais rápido possível um voo de Ottawa para Lima para assumir a chefia do Estado e nomear um novo governo que complete o período de gestão até 2021.
Segundo o porta-voz do grupo parlamentar governista Peruanos Pelo Kambio (PPK), Gilbert Violeta, o vice-presidente chega à capital peruana por volta das 20h desta quinta-feira (horário local, 22h de Brasília).
No entanto, enquanto a renúncia de Kuczynski não for aceita pelo Congresso, o presidente segue no poder, à espera que o Legislativo oficialize a mudança governamental.
Segunda vice
Caso Vizcarra se negue a assumir as funções presidenciais, passa a vez à segunda vice-presidente, Mercedes Aráoz, que reúne poucas chances de receber o apoio do Congresso dominado pela oposição, por ter sido a principal escudeira de Kuczynski no papel de primeira-ministra.
Caso se chegue ao extremo da renúncia dos dois vice-presidentes, a Constituição estabelece que o presidente do Congresso, o fujimorista Luis Galarreta, assuma o cargo e convoque imediatamente novas eleições gerais para escolher outro presidente e dois vice-presidentes, assim como 130 parlamentares.
Caso assuma a Presidência nos próximos dias, Vizcarra deve enfrentar o desafio de inaugurar, em três semanas, a oitava Cúpula das Américas, da qual deve participar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e à qual também pretende comparecer o venezuelano Nicolás Maduro, apesar de Kuczynski ter retirado o convite.