Com desembarque do PP, Odacir Klein assume Agricultura pela terceira vez na história

O Palácio Piratini confirmou, nesta quinta-feira, o nome de Odacir Klein como secretário estadual da Agricultura. Ligado ao MDB, Klein vai comandar a Pasta pela terceira vez. Ele ocupa o lugar de Ernani Polo (PP), que deixou o cargo para retornar a Assembleia Legislativa a fim de tentar reeleição em outubro. O secretário de Comunicação, Cleber Benvegnú, confirmou a efetivação de Odacir Klein via Twitter, no início da tarde desta quinta-feira.
“#Atenção. Em solenidade no Palácio Piratini, governador @JoseIvoSartori anuncia que Odacir Klein será o novo secretário de Agricultura. É um nome que conhece a área e cuja trajetória fala por si. Substitui @ernanipolo, que fez um grande trabalho”, publicou.
Odacir Klein ocupou a Pasta da Agricultura e Abastecimento do Rio Grande do Sul nos anos de 2003 e 2006. Com largo histórico no Poder Legislativo, ele também comandou o Ministério dos Transportes na gestão de Fernando Henrique Cardoso (FHC). Atualmente, Klein é presidente do Conselho de Administração do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
Um dos coordenadores da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS), defendeu o desembarque da sigla da base de Sartori (decisão que era prevista para hoje, mas que o PP adiou para segunda-feira) e ressaltou a gestão do correligionário Ernani Polo e ainda avaliou positivamente nome de Odacir Klein. “É uma figura com grande trânsito e vai manter uma tranquilidade para o setor”, pontuou.
Governo ainda não definiu comando na Pasta dos Transportes
Titular da Secretaria dos Transportes, o deputado Pedro Westphalen (PP) também vai deixar o primeiro escalão para disputar uma vaga na Câmara Federal. Mesmo com a saída do PP, marcada para esta quinta, o Executivo ainda não definiu o sucessor a Pasta dos Transportes. O Piratini vem dizendo que vai observar a política, mas “sem aventura”, a fim de nomear um bom gestor que conheça a área. Dias atrás, a técnica Suzana Kakuta, assumiu a secretária de Minas e Energia, entrando na cota pessoal de Sartori.