Em evento na Federasul, Sartori evita falar em eleições

O governador José Ivo Sartori participou, nesta quarta-feira, da reunião-almoço com empresários na Federasul, em Porto Alegre. No primeiro Tá na Mesa de 2018, Sartori falou sobre as propostas em fase de implementação no Rio Grande do Sul. Antes do evento, o governador participou de uma coletiva de imprensa com jornalistas e, ao ser questionado sobre as eleições, disse que ainda prefere não falar sobre o processo, alegando ele pertence aos partidos políticos e às organizações da sociedade.
“E eu evito porque, em primeiro lugar, se eu fosse falar sobre uma possível, ou não possível, presença minha no processo, isso ia gerar em mim mesmo uma forma diferente de tratar o processo e eu não continuaria a tomar as mesmas medidas e ações ou apresentar as mesmas propostas de mudanças na estrutura do Estado. Então, por enquanto, vamos aguardar os acontecimentos. E eu repito que se eu não posso dizer que ‘Sim’, também não posso dizer que ‘Não’”, ponderou.
O governador saudou a votação nos deputados estaduais que aprovou ontem o texto final da adesão do Rio Grande do Sul ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) da União e falou que os técnicos da Fazenda Estadual e do Tesouro Nacional já estão trabalhando na elaboração do contrato a ser assinado.
“Pelo que eu vi, há uma disposição do governo federal para que o contrato seja assinado. E o que nós estamos colocando é que, se não fizermos a assinatura definitiva do RRF, façamos a assinatura de um pré-acordo que sirva de caminho para o contrato final”, salientou.
Sartori falou ainda sobre as questões estruturais do RS e disse que o governo dele vem trabalhando muito para recuperar as estradas gaúchas. “Nós recuperamos quase três mil quilômetros de rodovias, sem dinheiro. Só recuperando com financiamentos, que estavam praticamente perdidos. Se nós tivéssemos tido dinheiro, faríamos mais obras, mais ações. Mas há um caminho e logo vamos partir para outra questão, que é a parte de abrir o processo de concessões rodoviárias”, finalizou o governador.