Protesto na Lomba do Pinheiro se encerra no fim da noite, após confrontos

Moradores prometem novas barricadas se Dmae não cumprir o prometido de restabelecer a água. Foto: Fabiano do Amaral/CP

Moradores prometem novas barricadas se Dmae não cumprir o prometido de restabelecer a água. Foto: Fabiano do Amaral/CP
Moradores prometem novas barricadas se Dmae não cumprir o prometido de restabelecer a água. Foto: Fabiano do Amaral/CP

Terminou por volta das 22h desta segunda-feira o protesto de moradores da Lomba do Pinheiro contra a falta de água no bairro. Os manifestantes – que bloquearam a Estrada João de Oliveira Remião, no sentido centro-bairro – alegam que estão sem fornecimento desde sábado. O trânsito ficou retido na altura das paradas 6 e 15. Houve confronto entre a Brigada Militar e manifestantes, que arremessaram garrafas contra os policiais. A tropa de choque reagiu com bombas de gás lacrimogênio.
Após muita negociação entre policiais e moradores, o protesto foi encerrado. Em nota, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) garantiu que o abastecimento deve normalizar durante a madrugada de terça-feira, na Lomba do Pinheiro, Restinga, Vila Castelo, Pitinga e Quirinas. Conforme a autarquia, a manutenção elétrica foi concluída e a Estação de Tratamento de Água Belém Novo foi religada no final da tarde.
O tenente Nilson Alencar, do 19º BPM, afirma que a corporação manteve diálogo com os moradores. “Negociamos com as lideranças daqui e, posteriormente, o Batalhão de Operações Especiais (BOE) conseguiu liberar as vias e o trânsito fluiu normalmente. A gente marcou presença com as guarnições da BM, fazendo o que a ostensividade tem que fazer, até a comunidade ser atendida e, dentro do possível, o diálogo é sempre mantido”, ressalta.
Por mais de três horas, o trânsito na região ficou congestionado. Manifestantes formaram barricadas na rua e atearam fogo em pneus e madeiras. A tropa de choque permaneceu a postos na altura da parada 15 com pelo menos 20 PMs, oito viaturas e um microônibus participaram da ação na zona Leste. Em meio aos protestos, um Hyundai HB20 Sedã branco passou pela BM e hostilizou os policiais. Uma viatura saiu em disparada e abordou o veículo. Um homem foi algemado.

Pelas 21h, quando o protesto parecia debelado, manifestantes voltaram a bloquear o trânsito e formar novas barricadas. Veículos que se deslocavam no sentido centro-bairro foram obrigados a retornar na contramão. A BM entrou em ação, removeu pedras e madeiras do local e convenceu os manifestantes a liberarem o trânsito. Os moradores prometem interromper o trânsito pela manhã se o DMAE não restabelecer fornecimento de água durante a madrugada.