De perfil técnico, nova secretária de Minas e Energia defende privatizações de estatais e mira mudanças na direção da CEEE

Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Foi empossada nesta quinta-feira, a nova secretária estadual de Minas e Energia, Susana Kakuta, em solenidade realizada no Palácio Piratini. De perfil técnico e apartidário, Susana preencheu a vaga de cotas pessoais do governador José Ivo Sartori (MDB). Com passagens pela direção do Badesul, a nova secretária será responsável por comandar uma das pastas chave do Executivo, que vislumbra em um horizonte próximo privatizar ou federalizar as estatais CEEE, CRM e Sulgás.
Após tomar posse, Susana Kakuta revelou que o governador Sartori solicitou um trabalho de gestão técnico e não político na Pasta de Minas e Energia. “O Rio Grande do Sul tem vários desafios estratégicos e o governador pediu que minha forma de gestão executiva fosse levada para dentro da secretária, com vontade de se fazer, mas com baixa interferência política”, frisa.
Corroborando as intenções do Piratini, Susana reafirma que os investimentos nas estatais vão continuar com intenção de valorizar os órgãos para negociações futuras. “Este é o raciocínio, pois não existe nenhum projeto de menorização destas instituições e sim de valorização delas. Na medida em que elas criam valor de mercado é que elas poderão atingir melhor os seus objetivos”, reforça. Alvo de venda, a Sulgás investiu R$ 35 milhões, nesta semana, para ampliar a rede de distribuição de gás no Estado.
Sem filiação partidária, Susana Kakuta também elencou como pauta trabalhar no desligamento do presidente da CEEE, Paulo de Tarso Pinheiro Machado, que detém vínculo com o PSDB, partido que “entregou” os cargos no Executivo ao desembarcar do governo Sartori. “Eu não aprofundei este tema ainda dentro do governo, mas está na pauta porque isso faz parte deste momento, uma vez que existe a descompatibilização de vários atores”, pontua.
Ainda em seu discurso de posse, Susana ressaltou ainda ampliar a capacidade de energia elétrica por meio de energia baseada em biomassa. A nova secretária assume o lugar de Márcio Biolchi, que vinha acumulando duas pastas no primeiro escalão. No Badesul, o atual vice-presidente Paulo Odone passa a responder pela direção do banco.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile