BRDE terá R$ 200 milhões da França para financiar projetos sustentáveis

Para reforçar minimizar os efeitos das mudanças climáticas no meio ambiente, um novo acordo financeiro foi firmado, nesta quinta-feira, entre o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) no Palácio Piratini. Ao todo, serão 50 milhões de euros (cerca de R$ 200 milhões) para fomentar negócios verdes e incentivar o desenvolvimento econômico sustentável.
A parceria deve apoiar projetos de empresas e municípios no modelo do programa Produção e Consumo Sustentáveis, do BRDE, que prioriza cinco setores: cidades, energias renováveis e eficiência energética, gestão de resíduos, água e saneamento, e agricultura sustentável.
O governador José Ivo Sartori (MDB) assinou o acordo e ressaltou que o desenvolvimento sustentável deixou de ser uma tendência global para se tornar um dever, uma obrigação governamental. “Se não fossem essas colaborações, a realidade seria outra. Somos parceiros de quem quer investir no desenvolvimento do RS. Essa é mais uma iniciativa que reforça a importância do envolvimento de todos os setores da sociedade na construção de um futuro melhor”, afirmou.
Para a França e o Brasil, a importância do investimento está na abordagem do Acordo de Paris, que vigora desde 2016. Nele, os países que integram uma convenção das Nações Unidas sobre a mudança climática se comprometeram em estabelecer limites para combater o aumento da temperatura média global.
Conforme o diretor de Planejamento do BRDE, Luiz Correa Noronha, o processo para contratar recursos, que levou pouco mais de um ano, se iniciou com a definição de ampliar as alternativas de funding para o BRDE. A decisão foi tomada após um estudo da AFD e pela característica de não exigência de aval da União. O contrato é de três anos de carência e mais dez anos para o pagamento.
No que consiste?
Nos próximos três anos, projetos de grande potencial de impacto, bem como condições de financiamento adaptadas ao contexto brasileiro, serão estudados pelas duas instituições. Os bancos desenvolverão igualmente uma cooperação técnica, centrada no monitoramento dos impactos dos projetos, na consolidação da política social e ambiental do BRDE e no apoio ao desenvolvimento de seu portfólio de projetos verdes. Esse programa de cooperação será apoiado por um montante de até 800 mil euros, pelo Fundo de Expertise e Intercâmbio de Experiências (FEXTE) da AFD, a fundo perdido.
Sobre a AFD
A agência francesa é o banco de desenvolvimento da França, público e solidário, que atua em projetos que melhoram concretamente o cotidiano das populações, seja em países em desenvolvimento ou emergentes e nos territórios ultramarinos daquele país europeu.
A AFD atua em vários setores como energia, saúde, biodiversidade, água, digital, capacitação. A atuação se insere no marco dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Presente em 108 países por meio de uma rede de 85 agências, segue e acompanha atualmente mais de 2,5 mil projetos de desenvolvimento. Em 2016, dedicou 9,4 bilhões de euros ao financiamento de projetos.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile