Com mais de 44 mil inscritos, concurso da Polícia Civil é realizado em Porto Alegre e Canoas

A primeira etapa das provas do concurso de escrivão e inspetor da Polícia Civil foram realizadas neste domingo por mais de 44 mil inscritos em Porto Alegre e Canoas. Os candidatos concorrem a um total de 1,2 mil vagas – 600 vagas para escrivão de polícia e 600 vagas para inspetor.
Um levantamento da Fundatec, responsável pela aplicação dos testes, mostrou que 44% das inscrições foram para o cargo de escrivão e 56% para o cargo de inspetor. Do total de inscritos, 42% são mulheres e 58% são homens.
A diretora geral da Academia de Polícia Civil (Acadepol), delegada Elisângela Melo Reghelin, informou que na parte manhã os candidatos têm quatro horas para a realização da prova objetiva de língua portuguesa e de redação e, no turno na tarde, os candidatos também têm o prazo de quatro horas para a realização da prova objetiva – conhecimentos gerais, jurídico, raciocínio lógico e informática.
A próxima etapa do concurso, segundo a delegada, prevê para os aprovados a realização de uma prova física, de um psicotécnico e avaliação da vida pregressa e atual onde é avaliado a conduta do candidato que pretende ingressar na Policia Civil. Depois, os aprovados ingressam na Academia de Polícia no mês de novembro. A preparação na Acadepol terá duração prevista de seis meses. “Eles serão nomeados no próximo ano”, explicou a delegada.
O último concurso para escrivães e inspetores de Polícia foi realizado em 2013. Conforme a delegada, a Polícia Civil colocou agentes de inteligência em todos os 33 locais de provas, os quais foram responsáveis por identificar ameaças à segurança e, também, contra vazamento de informações e fraudes ao concurso. “Mais de uma centena de policiais com viaturas foram distribuídos em todos os locais de prova”, ressaltou.
Segundo a diretora da Acadepol, este foi o maior concurso da Polícia Civil dos últimos anos. Para a realização, foram utilizadas tecnologias de varreduras eletrônicas (espectros e de radiofrequência), com equipamentos importados de última geração, para identificação e prisão das pessoas ou candidatos que tentassem atentar contra a integridade da disputa.
Viaturas da Polícia Civil, foram colocadas na entrada de todos os locais de provas como foi o caso da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), na avenida Ipiranga, para apoio e para condução de candidatos eliminados por uso de colas e outros meios fraudulentos. Após a prova de capacitação intelectual e a avaliação da aptidão psicológica, as demais fases ficarão a cargo da Acadepol, por meio da Divisão de Recrutamento e Seleção.
O chefe de Polícia, delegado Emerson Wendt, que acompanhou o começo do concurso, disse que com a formação dos novos policiais civis haverá um acréscimo de 23% no efetivo total da Polícia Civil. “A distribuição dos novos policiais civis deverá ocorrer em todas as regiões do Estado, levando em conta a carência de efetivo e a criminalidade”, acrescentou.