Pré-candidatos ao Piratini evitam críticas a Sartori e convergem nas propostas

Durante exatamente uma hora, seis pré-candidatos ao governo do Estado neste ano participaram, na tarde desta sexta-feira, do primeiro encontro, onde apresentaram as suas principais propostas. Questões como redução do tamanho do Estado, caminhos para o fortalecimento da economia e privatizações e concessões ganharam destaque nas manifestações, assim como a questão da revisão do pacto federativo e a relação do Estado e da União.
Promovido pela Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), em Torres, no Litoral Norte, o encontro contou, por ordem de apresentação, com Miguel Rossetto (PT), Antonio Weck e Luiz Carlos Heinze (ambos dos Progressistas – que dividiram o tempo dos demais), Jairo Jorge (PDT), Eduardo Leite (PSDB), Mateus Bandeira (Novo). Convidado, o pré-candidato do PTB, delegado Ranolfo Vieira Júnior não compareceu por compromissos ligados à secretaria de Segurança de Canoas. O PMDB, partido do atual governador José Ivo Sartori, ainda não definiu seu nome para a disputa de outubro. Com mediação do jornalista Felipe Vieira, da Rádio Guaíba, eles responderam ainda questões dos prefeitos, uma vez que o painel integrou a programação da Assembleia de Verão da Famurs.
O clima foi tranquilo principalmente porque os pré-candidatos responderam perguntas isoladas, não entre si, o que normalmente proporciona os momentos de maior tensão em debates. Entre os pontos que chamaram a atenção foi a ausência de críticas à atual gestão. Os representantes de partidos que estão mais próximos do atual governo apostaram no discurso de “mudança” e de novos caminhos para retomar o crescimento do Estado, como Eduardo Leite, Jairo Jorge, Antonio Weck e Luiz Carlos Heinze.
Diretamente, o candidato do PT, oposição ao governo de Sartori, focou as críticas ao governo federal, do presidente Michel Temer, resumindo o momento eleitoral como de anormalidade política, desde o impeachment de Dilma Rousseff. Por outro lado, quem defendeu algumas medidas federais, como a reforma da Previdência, inclusive no âmbito municipal, foi Mateus Bandeira.
Com a presença de prefeitos, o relacionamento entre governo do Estado e municípios ganhou destaque durante o encontro dos pré-candidatos ao governo do Estado. Questões como ligações asfálticas, apoio ao desenvolvimento regional e repasses de recursos para saúde e segurança ganharam espaço nos questionamentos.
Antes, o presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, considerou o momento único. “Esperamos aqui ver um pouco dos nossos pré-candidatos o conhecimento do Estado, aquilo que se pode fazer e como se pode fazer. Porque a população gaúcha está ansiosa por políticos de qualidade”, afirmou.