Marchezan busca ajuda de Meirelles para não perder empréstimo de US$ 80 mi

O prefeito Nelson Marchezan se reuniu nesta quinta-feira com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, para tratar do rebaixamento da nota de crédito da Capital e da possibilidade de perder um empréstimo internacional de pouco mais de 80 milhões de dólares. O objetivo é tentar convencer a Pasta e a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) a avalizar o financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O Ministério da Fazenda rebaixou, no fim do ano passado, a nota de crédito de Porto Alegre de B para C, o que impede a liberação de empréstimos internacionais, já que esse tipo de contratação depende de aval do Senado. Os recursos seriam utilizados para projetos da Secretaria Municipal de Educação como a reforma de escolas e implementação de ações pedagógicas.
De acordo com o prefeito, o BID estabeleceu o mês de março como prazo final para que o problema seja resolvido, sob pena de perder os recursos. Marchezan pediu que o ministério considere a nota de crédito que Porto Alegre possuía no momento do pedido de empréstimo.
Entretanto, a prefeitura diz estar ciente de que os critérios de avaliação do Ministério da Fazenda estão corretos. De acordo com boletim da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), a disponibilidade de caixa líquida da prefeitura é a pior entre todas as capitais do país.