Justiça suspende eleição na CNM e presidente Ziulkoski confirma que não vai buscar reeleição

Foto: Divulgação

A Justiça Federal de Brasília acatou recurso e suspendeu a realização da eleição da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), prevista para ocorrer no dia 2 de março. A sentença foi proferida nessa segunda-feira (19) e atende ação impetrada pela Prefeitura de Esteio. A CNM representa mais de 5,5 mil municípios do País.
Um dia após a liminar, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, confirmou que não tentará a releição na Confederação. Ex-prefeito de Mariana Pimentel, Ziulkoski está à frente da CNM há 20 anos. A intenção do peemedebista é concorrer a um cargo público nas eleições gerais de outubro.
Com a desistência de Paulo Ziulkoski, a situação alçou nome do ex-prefeito de Saldanha Marinho Glademir Aroldi (PP) para comando da entidade. O candidato conta com apoio de mais de mil prefeitos brasileiros.
Ainda no recurso, o prefeito de Esteio alegou que o prazo para inscrições das chapas era exíguo – de 6 a 19 de fevereiro. Além disso, eram necessárias pelo menos 400 assinaturas de prefeitos para validar as cabeças de chapa. Na ação, o prefeito Leonardo Pascoal (PP) solicitou que a coleta de rubricas fosse realizada online, em função do calendário apertado. Assim, a Justiça Federal acatou recurso, mas o presidente Ziulkoski vai ocorrer na mesma esfera ao alegar que o edital para inscrição de chapas já vigora há quase dez anos, com mesmo prazo.