Após financiamento, Prefeitura da Capital promete retomada das obras da Copa em até 30 dias

Assinado contrato de financiamento de obras da Copa em Porto Alegre | Foto: Guilherme Testa / CP

Assinado contrato de financiamento de obras da Copa em Porto Alegre | Foto: Guilherme Testa / CP
Assinado contrato de financiamento de obras da Copa em Porto Alegre | Foto: Guilherme Testa / CP

Após assinar financiamento de R$ 120 milhões com o Banrisul, a Prefeitura de Porto Alegre promete retomar, em até 30 dias, as obras da Copa. O acordo, assinado na manhã desta terça-feira, entre prefeitura e Banrisul irá promover a continuidade dos trabalhos iniciados em 2012. A partir da retomada dos serviços, a previsão de entrega de todas as obras será de 24 meses. O valor total das obras de mobilidade urbana é de R$ 1 bilhão.
Conforme o secretário de Planejamento e Gestão da Prefeitura de Porto Alegre, José Alfredo Parode, nos próximos dias serão realizados os trâmites burocráticos repassando os valores às empresas contratadas para retomada das obras. “A nossa expectativa é que tenhamos nos próximos 30 dias de viabilizar todas as providências no que diz respeito as primeiras parcelas de dívidas que serão analisadas pelo Banrisul e que as empresas tenham condições de mobilizar os canteiros de obras”, afirma.
Segundo Parode, seis obras não possuem restrições de natureza jurídica e técnica. Ou seja, podem retomar os trabalhos assim que os recursos forem repassados. De acordo com o secretário, as obras prioritárias são: Avenida Tronco (trechos 1, 2, 3 e 4), Severo Dullius, trecho 1 da Voluntários da Pátria, Trincheiras da Anita e Ceará, além do corredor de ônibus da avenida Protásio Alves.
O secretário de Planejamento e Gestão também informou que algumas obras são complexas e dependem de trâmites licitatórios e revisões de contratados que podem fazer com que a retomada seja um pouco mais demorada. “Nossa expectativa é atacar primeiramente o conjunto dessas seis obras e depois as demais obras que passam por processos de licitação. Como são as obras novas, que é o caso de macrodrenagem, revisão de contratos, enfim, são várias providências. O ato mais importante foi a assinatura do contrato que vai viabilizar a retomada e a conclusão de todas as obras”, declara.
Durante o seu discurso, o prefeito Nelson Marchezan Jr. falou dos problemas financeiros da prefeitura de Porto Alegre e disse que a assinatura do contrato demonstrou claramente a incompetência na gestão municipal nos últimos anos. Além disso, o prefeito deu um “puxão de orelhas” em vereadores para que votem projetos relacionados às finanças da cidade. “Sem o legislativo não se fazem as mudanças necessárias”, disse Marchezan ao lembrar que as obras da Copa do Mundo começaram em março de 2012. O prefeito recordou que o Executivo não tem como contar com empresas que façam os serviços em Porto Alegre de graça.
Marchezan também anunciou que será criado um grupo de trabalho, com envolvimento de várias secretarias, onde irão acompanhar todos os andamentos das obras e recursos destinados na execução dos trabalhos.