Protesto contra reforma da Previdência mobiliza centrais sindicais em Porto Alegre

Foto: Jéssica Moraes/Rádio Guaíba

Centrais sindicais realizam protesto em Porto Alegre. Foto: Jéssica Moraes/Rádio Guaíba
Centrais sindicais realizam protesto em Porto Alegre. Foto: Jéssica Moraes/Rádio Guaíba

Um protesto contra a reforma da Previdência, realizado desde o início da manhã desta segunda-feira, mobilizou integrantes de centrais sindicais em Porto Alegre. Após se concentrarem no entorno do Monumento ao Laçador, na zona Norte da cidade, os manifestantes, munidos de faixas, seguiram para o Aeroporto Internacional Salgado Filho, onde fizeram protesto no saguão.
Na manifestação, os integrantes da centrais sindicais carregavam um “pato” em referência a um dos símbolos dos protestos contra a ex-presidente Dilma Rousseff. Ao lado do boneco, foi colocada uma placa com os seguintes dizeres: “Chega de bancar o pato. Reforma da previdência não”.
Protesto contra reforma da Previdência mobiliza centrais sindicais em Porto Alegre. Foto: Mauren Xavier / Especial / CP
Protesto contra reforma da Previdência mobiliza centrais sindicais em Porto Alegre. Foto: Mauren Xavier / Especial / CP

Além do boneco, os manifestantes carregaram placas com os rostos dos deputados que apoiam a reforma da Previdência. O painel foi colocado na área de embarque do Salgado Filho para chamar a atenção de passageiros que iniciam as viagens no terminal. O protesto não prejudicou as operações do aeroporto e o acesso de clientes das companhias aéreas foi feito normalmente.
Após ato no aeroporto, por volta as 7h, 0s manifestantes seguiram em direção à Rodoviária de Porto Alegre. Entre 8h30 e 9h, devem realizar uma caminhada pela avenida Mauá até a sede do INSS, na Travessa Mario Cinco Paus. Em frente ao prédio, os manifestantes entoaram cânticos sinalizando que “se botar para votar, o Brasil vai parar”. Antes das 10h, o movimento começou a se dissipar. Outro protesto está programado para acontecer às 18h, na Esquina Democrática, também no Centro da Capital.
Segundo os organizadores, também estão previstos atos em outras cidades brasileiras contra a reforma da Previdência.
*Com informações da repórter Jéssica Moraes