Presos fazem rebelião em penitenciária do RJ

Polícia Militar do RJ foi acionada para auxiliar em ação contra rebelião. Foto: PMRJ / CP

Polícia Militar do RJ foi acionada para auxiliar em ação contra rebelião. Foto: PMRJ / CP
Polícia Militar do RJ foi acionada para auxiliar em ação contra rebelião. Foto: PMRJ / CP

*Com informações da Agência Brasil e da AE
No mesmo dia em que a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (Seap) anunciar “medidas de controle” nos presídios do estado – para impedir eventuais reações da população carcerária à intervenção federal na segurança pública – detentos realizam uma rebelião com reféns, na Penitenciária Milton Dias Moreira, na Baixada Fluminense.
A Polícia Militar foi acionada no início da noite. Equipes de pelo menos duas unidades da PM estão no entorno da penitenciária, que fica em Japeri.
Conforme nota divulgada por volta de 19h45min pela Seap, inspetores de segurança e administração penitenciária frustraram, ainda de tarde, uma tentativa de fuga de internos na penitenciária. “Logo após, os internos iniciaram um motim. A Seap informa ainda que há reféns, no momento”, diz a nota.

Mais cedo, segundo a Seap, “uma série de medidas operacionais foram adotadas, com o objetivo de impedir as instabilidades no sistema carcerário”, informou, em nota, o secretário de Administração Penitenciária, David Anthony. A Seap não detalhou as medidas alegando “questões de segurança”.

Apesar da intervenção, um policial militar do 12º Batalhão foi morto, pela manhã, durante sua folga, após uma troca de tiros. O crime ocorreu em Bangu, na zona Oeste do Rio. O sargento Cristiano das Neves Souza chegou a ser levado para o Hospital Estadual Albert Schweitzer, em Realengo, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo a Polícia Militar, testemunhas informaram que criminosos armados anunciaram assalto e houve confronto. Os policiais que chegaram ao local após o chamado encontraram cinco pessoas feridas por disparos de arma de fogo, duas já mortas. Ele foi o 17º PM assassinado neste ano.
Desde sexta-feira, após assinatura do decreto de intervenção federal pelo presidente Michel Temer, a segurança pública do Rio de Janeiro está sob comando do general Walter Braga Netto, do Comando Militar do Leste, nomeado interventor.