"Vampiro da Tuiuti" participa do desfile das campeãs sem a faixa presidencial

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Paraíso do Tuiuti, que sagrou-se vice-campeão com um enredo crítico ao presidente Michel Temer (MDB), participou do desfile das campeãs do Rio de Janeiro na madrugada deste domingo. A falta de um dos itens do desfile oficial gerou polêmica nas redes sociais: o personagem “vampiro neo-liberalista”, que fazia alusão ao presidente do Brasil, não usou a faixa presidencial na fantasia.
“Foi a primeira vez na sua história que (a escola) participou do desfile das campeãs. Várias fantasias já tinham sido desfeitas pelos componentes porque não acreditavam, não é a cultura”, disse o diretor de carnaval da Tuiuti, Thiago Monteiro. A escola diz que outros itens do desfile oficial também não foram utilizados nesta madrugada e que a proposta no desfile das campeãs foi outra: “Era celebrar o vice-campeonato. Era comemorar. E não voltado para essas questões políticas. Foi uma opção da escola. Durante a tarde a direção decidiu não levar esse adereço. A gente entendeu que a proposta não era personalizar a crítica”, defendeu Monteiro.
O diretor de carnaval da escola negou qualquer tipo de censura por parte do governo federal e citou que o Ministro da Cultura Sérgio Sá Leitão esteve no barracão durante os preparativos para o desfile e já tinha conhecimento a respeito dos carros e alas.
“A Tuiuti é uma escola apartidária. Nós não estamos preocupados em levantar bandeira de ninguém. Não estamos preocupados em eleger ninguém, nem servir de cabo eleitoral pra partido qualquer. A Tuiuti apenas mostrou um recorte histórico, uma critica social”, disse o diretor de Carnaval. Monteiro comentou ainda que o Carnaval é um “poderoso instrumento de cultura, que tem que levar mensagens e fazer o povo se ver”.