Protestos contra reforma da Previdência ocorrerão nesta segunda em Porto Alegre

A segunda-feira em Porto Alegre será marcada por uma série de protestos contra a aprovação da Reforma da Previdência. Sem características de greve geral, a mobilização, chamada pelas centrais sindicais e pelos movimentos sociais, deve ser marcada por atos e paralisações na Capital, no interior do Estado e nas rodovias federais. A partir das 5h, o Monumento do Laçador já deve ser ponto de encontro de manifestantes, que marcharão em direção ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, com o objetivo de pressionar deputados que viajam para Brasília.
Além da pressão nos parlamentares, representantes de centrais sindicais devem dialogar com a população para mostrar que consideram a proposta prejudicial para o país. Ainda pela manhã, às 7h, ocorre uma concentração na Estação Rodoviária, onde serão distribuídos panfletos aos usuários de ônibus.
Mais tarde, às 8h30min, deve ocorrer uma marcha até o prédio do INSS, localizado na Travessa Mário Cinco Paus, ao lado do Mercado Público. A atividade marcará o ato em defesa da Previdência. No final da tarde será realizado um grande ato na Esquina Democrática. “Nós já ganhamos o debate sobre a Reforma, a população já entendeu que isso é blefe, mas eles estão insistindo em votar”, disse o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-RS), Claudir Nespolo. De acordo com ele, é momento de alertar a sociedade quem são os deputados que poderão votar a favor das mudanças. “Quem votar, a fotografia vai para os postes e outdoors até o dia das Eleições”, afirmou.
Segundo Nespolo, os pontos mais prejudiciais da Reforma da Previdência são referentes ao tempo de contribuição. “Por mais que tenham reduzido o projeto inicial, permanece a idade mínima de 65 anos para homens e 62 para mulheres, com 40 anos de contribuição”, disse o presidente da CUT-RS, que entende que a comprovação do tempo ficou ainda mais difícil depois da aprovação da Reforma Trabalhista.