Procon orienta consumidores sobre compras no Liquida Porto Alegre

O Procon Porto Alegre orienta os consumidores nas compras durante a 22ª edição do Liquida Porto Alegre, que ocorre a partir desta sexta-feira (16) até 26 de fevereiro na Capital. A expectativa é de movimentação de mais de R$ 1 bilhão, em lojas físicas e virtuais, durante os dez dias de promoção.
Conforme a diretora executiva do Procon, Sophia Vial, o consumidor deve realizar uma pesquisa prévia de comparação de preços, pois grandes diferenças de valores podem ocorrer para uma mesma mercadoria de uma loja pra outra. O levantamento de preços deve ser feito também nas compras pela internet. “Confira os preços em pelo menos cinco lojas distintas, pois diferenças de preços podem ocorrer até mesmo em estabelecimentos integrantes da mesma rede”, afirma Sophia.
Além disso, se o produto estiver saindo de linha o consumidor deve barganhar o preço, pois peças de reposição não tem um prazo para estarem disponíveis em assistências técnicas. O Procon recomenda a realização de teste de funcionamento do produto na loja para constatar se a peça está em condições de uso. Se a mercadoria for entregue à domicílio, é necessário inspecioná-la, conferindo a voltagem do aparelho.
Direito de Arrependimento – Quando o consumidor realiza compras fora da loja física do fornecedor, utilizando a internet, correio, telefone ou catálogo, o cliente tem o direito de desistir da compra efetuada até sete dias após a entrega da mercadoria, podendo receber o valor gasto, mesmo que o produto não apresente defeito. Já no caso das trocas de produtos, o Procon salienta que a loja não é obrigada a trocar mercadorias que não apresentem falhas. O consumidor deve previamente ficar ciente se o fornecedor aceita promover a troca do produto sem defeito.
Nas compras pela Internet, o consumidor deve consultar, na página do Procon, o banner “Procon alerta: evite estes sites”, para atestar a idoneidade do fornecedor. O consumidor deve verificar informações como CNPJ, endereço físico e telefone da empresa. É possível ainda verificar se o CNPJ que consta no site corresponde ao cadastrado na Receita Federal.
Reclamações – O horário de funcionamento presencial vai das 9h às 17h, na sede do Procon, na rua dos Andradas, 686, Centro Histórico. Diariamente, 90 fichas são distribuídas para o atendimento ao público. O Procon municipal também disponibiliza para a população uma loja no terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho, em funcionamento das 12h às 18h.