Estoques da vacina BCG estão zerados na rede pública do RS

Estoques da vacina BCG estão baixos nos postos de saúde do Estado. Imagem: Reprodução

Vacina BCG está em falta em postos de saúde do Estado. Imagem: Reprodução
Vacina BCG está em falta em postos de saúde do Estado. Imagem: Reprodução

Os estoques da vacina BCG – indicada para prevenir a tuberculose – estão zerados em todos os postos de saúde do Rio Grande do Sul. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Secretaria Estadual da Saúde.
A secretaria alega que o Ministério da Saúde, responsável pela compra, não faz o repasse desde o mês passado e que não há previsão para que novas doses da vacina sejam entregues no Estado. Por falta de demanda, pode ser que algum posto de saúde ainda tenha vacinas remanescentes, informou a Secretaria de Saúde. A recomendação é que os usuários do sistema público busquem a unidade de saúde mais próxima para obter informações sobre estoque.
A Rádio Guaíba não conseguiu contato com o Ministério da Saúde.
Qual é a BCG?
A BCG (Bacilo de Calmette-Guérin) é uma das primeiras vacinas a serem tomadas na vida – é aquela que deixa uma marquinha no braço. A imunização previne contra a tuberculose, principalmente em suas formas mais graves, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar. A recomendação do Ministério da Saúde é que seja aplicada logo após o nascimento ou antes que o bebê complete o primeiro mês de vida. A vacina não pode ser aplicada em recém-nascidos com menos de 2 quilos.