Sábado de limpeza em Porto Alegre após forte temporal

Temporal da tarde de sexta-feira deixou reflexos na cidade até o fim da manhã deste sábado. Foto: Mauro Schaefer/CP

Temporal da tarde de sexta-feira deixou reflexos na cidade até o fim da manhã deste sábado. Foto: Mauro Schaefer/CP
Temporal da tarde de sexta-feira deixou reflexos na cidade até o fim da manhã deste sábado. Foto: Mauro Schaefer/CP

O temporal da tarde de sexta-feira deixou reflexos em Porto Alegre até o fim da manhã deste sábado. Equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), integrante da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), trabalharam desde o fim do mau tempo. Nessa manhã, concentraram os serviços na Praça da Alfândega, no Centro, um dos pontos mais atingidos da Capital.
O chefe de setor do DMLU, César Ortiz, diz que o foco é remover os galhos e a vegetação caída para não atrapalhar o fluxo de pessoas e não deixar ninguém em risco. “Estamos com diversas equipes, máquinas e caminhões para fazer a retirada do material. Teremos um balanço no fim do dia”, salienta.
A costureira Anna de Fátima, 51 anos, estava em casa, no bairro Bom Fim, durante o temporal. Disse que o vento foi forte e até as 9 horas do sábado e sua casa estava sem energia. “A gente se preocupa, porque pode perder as coisas que tem na geladeira, mas foi muito feio. As coisas voavam na rua”, detalha ela. O temporal acumulou 20,60 milímetros no Centro, 13,40 mm no Sarandi e 5,20 mm no bairro Glória.
A força dos ventos chegou a 80 quilômetros por hora na área central. O Hotel de Trânsito do Exército, localizado na rua Bento Martins, também teve estragos. O telhado foi danificado. Durante a manhã, os militares trabalharam no conserto. Para garantir a segurança dos pedestres, isolaram parte da calçada. A Caixa Econômica Federal, no Centro, também teve a vidraça quebrada.

O temporal causou diversos prejuízos ao trânsito, inclusive com quedas de árvores. Agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) monitoraram a circulação nos locais mais críticos, principalmente nos cruzamentos de maior circulação de veículos para a saída do feriadão. Pelo menos 14 árvores caíram e aproximadamente 16 ruas foram bloqueadas por acúmulo de água. A falta de energia elétrica ocorreu em diversos pontos da cidade, entre eles: avenida Farrapos, entre a Câncio Gomes e Guido Mondim; Protásio Alves, imediações da Neuza Brizola; Duque de Caxias, proximidades da Catedral Metropolitana; Niterói x Cel. Neves e Niterói com Travessa Viamão.